Mudanças na LPIC1 – versão 5.0 – exame 101

Mudanças na LPIC1 – versão 5.0 – exame 101

DNS, LPI, Sistema, Treinamentos
Saudações, galera!! Pois é, vem aí a alteração da versão da certificação LPIC1. Mas calma, no precisa sair correndo para as montanhas!! Resolvi fazer este post justamente para explicar as principais mudanças. A fonte é da própria Wiki da LPI. Basicamente, o que aconteceu foi que algumas versões já ultrapassadas (modo legado) de softwares  e rotinas foram retiradas do escopo, enquanto outras rotinas comuns de mercado foram adicionadas. Neste primeiro post, vou comentar sobre o exame 101 e, em um outro post, sobre o 102 (para não ficar cansativo). Vamos às principais mudanças: 101.1 - foram removidos os objetivos "Configure systems with or without external peripherals such as keyboards" e "Know the differences between coldplug and hotplug devices"; 101.2 - adicionado o conhecimento sobre o boot via UEFI e os eventos…
Read More
[Promoção] Treinamento Elastic Stack + Linux Servers

[Promoção] Treinamento Elastic Stack + Linux Servers

DevOps, Distribuições, DNS, Elastic, Elasticsearch, Firewall, LDAP, Log, Monitoramento, Network, Security, Treinamentos
Saudações, galera!! Até o dia 25/05, todo aluno que adquirir o treinamento Elastic Stack vai levar junto o treinamento Linux Servers (29 aulas). Entendemos que é de vital importância ao administrador do ambiente Elastic Stack também saber administrar serviços como DNS, Web Servers, LDAP, serviços de Backup, RAID, LVM, Firewall Iptables, além de ajustes finos em configurações de rede e, por isso, resolvemos te dar este presente!! O valor do investimento é de R$120,00. Importante lembrar que o acesso do aluno não expira NUNCA, podendo ele mesmo fazer seu cronograma de estudos tranquilamente. Ao final do curso, o aluno também pode gerar o seu próprio certificado de conclusão. O treinamento é 100% prático, sem slides, direto ao ponto! Quem quiser adquirir este treinamento, basta acessar o link do curso e seguir…
Read More

[BIND] Gerando estatísticas detalhadas do servidor DNS

DNS, Security, Sistema
  Por padrão, o BIND9 não gera muitos logs interessantes para uma depuração mais rebuscada das consultas ao servidor DNS. Isso é um grande problema para quem quer cuidar de seus próprios NS e não deixar na mão de provedor nenhum (se você fez isso, tem o meu respeito, se não, faça! É libertador!). Vamos partir do princípio que o seu bind9 já está instalado, suas zonas direta e reversa criadas e seus arquivos de registros (SOA, NS, A, AAAA.....) também. Então ok. Vamos por partes: Habilitando a geração de estatísticas no BIND: #vim /etc/bind/named.conf.options ;Insira estas 2 linhas neste arquivo: zone-statistics yes; statistics-file "/var/log/named/learnflix_stats.log"; Criando o log de consultas do BIND: Até por uma questão de 'higiene' de espaço em disco, o BIND por padrão não faz log de cada consulta…
Read More